Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Por que é importante demarcar terras indígenas? Que bom que você perguntou!

A Constituição Federal de 1988 reconhece o direito originário dos povos indígenas aos seus territórios tradicionais. Por que as demarcações ainda não foram concluídas?

Imagem propriedade da Brasil de Direitos

Rafael Ciscati

2 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

Há mais de 1,6 milhão de pessoas indígenas vivendo no Brasil. Parte dessa população mora em cidades, mas uma parcela importante vive nas mais de 700 terras indígenas identificadas no país.

O direito originário dos indígenas aos seus territórios foi reconhecido pela Constituição Federal de 1988.A Carta também estabeleceu duas outras coisas: que caberia à União demarcar e proteger esses territórios; e que que todas as demarcações deveriam ser concluídas até 1993. Hoje, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas calcula que pouco mais de 400 TIs concluíram todo o processo de demarcação. Um número muito aquém da meta acordada lá em 1988.

Por que o Brasil demora tanto para avançar nessas demarcações?

No terceiro episódio desta temporada, Que bom que você perguntou! conversa com Richard Wera Mirim e Roseane Silva, da Terra Indígena Jaraguá; e com Rafael Modesto, advogado do Conselho Indiginesta Missionário (CIMI). Eles nos ajudam a  entender qual a importância dos territórios tradicionais para a sobrevivências das culturas indígenas. E por que toda a sociedade ganha ao protegê-los.

Que bom que você perguntou

 

A série Que Bom que Você Perguntou! foi pensada como um glossário destinado a facilitar conversas sobre temas complexos.

A primeira temporada foi ao ar em 2021. Desde então, foram publicados oito vídeos que discutiram assuntos diversos: de racismo estrutural ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Assista às temporadas anteriores aqui!

A terceira temporada da série começa a ser publicada nodia 23 de novembro na Brasil de Direitos e no youtube do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Até o dia 14 de dezembro, publicaremos um vídeo novo toda quinta-feira. Nessa temporada, Que bom que você perguntou! discute:

  • Por que o Brasil prende tanta gente?
  • O que é violência obstétrica?
  • Por que demarcar terras indígenas
  • Como fortalecer a democracia

Acompanhe e compartilhe!

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa

Cis e trans: qual a diferença dos termos?

Glossário

3 min

O que pode ou não pode em uma abordagem policial

Saiba o que pode e o que não pode em uma abordagem policial

Para entender

16 min

Imagem ilustrativa

4 escritoras lésbicas brasileiras que você precisa conhecer

Notícias

3 min