Notícias


Enfrentamento ao racismo

Que bom que você perguntou! comenta, em tom informal, o significado de conceitos-chave dos direitos humanos. Primeiro vídeo fala sobre racismo estrutural

Brasil de Direitos lança série de vídeos explicativos

Enfrentamento ao racismo

Brasil de Direitos lança série de vídeos explicativos

Que bom que você perguntou! comenta, em tom informal, o significado de conceitos-chave dos direitos humanos. Primeiro vídeo fala sobre racismo estrutural

Escrito em 19 de Novembro 2021 por
Rafael Ciscati

Você sabe o que é racismo estrutural? Ou qual a origem do termo “feminicídio”? E “direitos humanos”? Já teve que explicar, para algum amigo, amiga ou amigue qual o significado dessas garantias universais?

Lendo textos na internet, ou mesmo em conversas cotidianas, não é raro deparar com termos e conceitos que, às vezes, a gente encontra dificuldades para explicar. Sabendo disso, a plataforma Brasil de Direitos lança uma série de vídeos destinada a facilitar o entendimento de algumas dessas expressões.
A série “Que bom que você perguntou!” tem a informalidade de uma conversa entre amigos. Ao longo de quatro vídeos, convidamos defensores e defensoras de direitos humanos para falar sobre racismo estrutural, trabalho análogo ao escravo, feminicídio e direitos humanos. 

No vídeo desta sexta-feira (19), Maria Teresa Ferreira,  ativista do Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) e criadora do canal Enegrecendo, conta como o racismo serviu de alicerce para a construção da sociedade brasileira. “Hoje, o funcionamento normal da sociedade resulta em racismo”, afirma.


Os vídeos serão lançados semanalmente. No próximo dia 25, Antônio Carlos de Melo Rosa, do Instituto Trabalho Decente, é nosso convidado para traçar o cenário do trabalho análogo ao escravo no Brasil.

Informação descomplicada
A Brasil de Direitos é um projeto de comunicação construído de forma colaboratativa entre o Fundo Brasil e dezenas de organizações de base e ativistas, com o objetivo de publicar conteúdos confiáveis e de qualidade sobre direitos humanos. Na plataforma, grupos, coletivos e ativistas contam suas histórias, falam sobre os rumos de seus projetos, analisam temas da atualidade e discutem o cenário político brasileiro. Em resumo, falam sobre o mundo que trabalham, diariamente, para construir.

A série “Que bom que você perguntou!” é um desdobramento de um trabalho que a Brasil de Direitos faz desde que entrou no ar. Na plataforma, exploramos esses temas — por escrito — na seção Glossário. Nela, explicamos conceitos-chave dos direitos humanos em textos diretos e entrevistas. A intenção é levar a você informação descomplicada, correta, de qualidade. Entendemos que boas histórias podem nos ajudar a construir uma sociedade mais democráticas, calcada no respeito aos direitos de todos e todas.

Assista à série completa

Ao longo de quatro vídeos, a série que bom que você perguntou aborda temas complexos de uma forma descomplicada. Abaixo, você encontra a temporada completa

O que é trabalho análogo ao escravo



O que é feminicídio

O que são Direitos Humanos
 

0 comentários

0 comentários

Você também vai gostar

Enfrentamento ao racismo
Grumap -

Eleições e os “kits de soluções” para salvar o povo

Opinião


Enfrentamento ao racismo
Grumap -

Como é ser um jovem negro para você?

Opinião