Notícias

Enfrentamento ao racismo | 19 Nov 2021

Brasil de Direitos lança série de vídeos explicativos

Que bom que você perguntou! comenta, em tom informal, o significado de conceitos-chave dos direitos humanos. Primeiro vídeo fala sobre racismo estrutural
Você sabe o que é racismo estrutural? Ou qual a origem do termo “feminicídio”? E “direitos humanos”? Já teve que explicar, para algum amigo, amiga ou amigue qual o significado dessas garantias universais?

Lendo textos na internet, ou mesmo em conversas cotidianas, não é raro deparar com termos e conceitos que, às vezes, a gente encontra dificuldades para explicar. Sabendo disso, a plataforma Brasil de Direitos lança uma série de vídeos destinada a facilitar o entendimento de algumas dessas expressões.
A série “Que bom que você perguntou!” tem a informalidade de uma conversa entre amigos. Ao longo de quatro vídeos, convidamos defensores e defensoras de direitos humanos para falar sobre racismo estrutural, trabalho análogo ao escravo, feminicídio e direitos humanos. 

No vídeo desta sexta-feira (19), Maria Teresa Ferreira,  ativista do Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) e criadora do canal Enegrecendo, conta como o racismo serviu de alicerce para a construção da sociedade brasileira. “Hoje, o funcionamento normal da sociedade resulta em racismo”, afirma.


Os vídeos serão lançados semanalmente. No próximo dia 25, Antônio Carlos de Melo Rosa, do Instituto Trabalho Decente, é nosso convidado para traçar o cenário do trabalho análogo ao escravo no Brasil.

Informação descomplicada
A Brasil de Direitos é um projeto de comunicação construído de forma colaboratativa entre o Fundo Brasil e dezenas de organizações de base e ativistas, com o objetivo de publicar conteúdos confiáveis e de qualidade sobre direitos humanos. Na plataforma, grupos, coletivos e ativistas contam suas histórias, falam sobre os rumos de seus projetos, analisam temas da atualidade e discutem o cenário político brasileiro. Em resumo, falam sobre o mundo que trabalham, diariamente, para construir.

A série “Que bom que você perguntou!” é um desdobramento de um trabalho que a Brasil de Direitos faz desde que entrou no ar. Na plataforma, exploramos esses temas — por escrito — na seção Glossário. Nela, explicamos conceitos-chave dos direitos humanos em textos diretos e entrevistas. A intenção é levar a você informação descomplicada, correta, de qualidade. Entendemos que boas histórias podem nos ajudar a construir uma sociedade mais democráticas, calcada no respeito aos direitos de todos e todas.

COMENTAR

Marque os usuários da plataforma utilizando o

Você precisa estar logado(a) para enviar sua mensagem.