Brasil de Direitos
Tamanho de fonte
A A A A

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

Terceira temporada da Que bom que você perguntou! esmiúça o significado de discussões em alta no debate público

Imagem propriedade da Brasil de Direitos

Rafael Ciscati

3 min

Imagem ilustrativa

Navegue por tópicos

Por que tem tanta gente presa no Brasil? Você sabe o que é “violência obstétrica”? Por que é tão importante demarcar terras indígenas? E, dá para medir a qualidade de uma democracia? 

Nos últimos tempos, o debate político no Brasil anda acirrado. Para ajudar pessoas curiosas a navegar nesse mar de dúvidas e informações, a plataforma Brasil de Direitos lança a terceira temporada da série Que bom que você perguntou! 

São quatro vídeos que, com a ajuda de pesquisadores e ativistas, explicam conceitos e fenômenos relacionados à luta por direitos no Brasil. 

Os vídeos são um desdobramento do trabalho já feito pela plataforma Brasil de Direitos, um site de notícias e debates sobre direitos humanos. O site foi criado há 4 anos por iniciativa do Fundo Brasil, uma fundação privada que apoia projetos de defesa de direitos por todo o país.

A série Que Bom que Você Perguntou! foi pensada como um glossário destinado a facilitar conversas sobre temas complexos. A terceira temporada da série  já está toda disponível no site da Brasil de Direitos e no youtube do Fundo Brasil de Direitos Humanos. 

Nessa temporada, pedimos  a ajuda de Janine Carvalho (Rede de Justiça Criminal), Petra Pfaller e Mayra Balan (Pastoral Carcerária) para entender por que o Brasil prende tanto – e quais os resultados do encarceramento em massa para o país.

Fomos até a Terra Indígena Jaraguá e, com a ajuda de Richard Wera Mirim (Mída Guarani-Mbya) e Rafael Modesto (Conselho Indigenista Missionário), explicamos por que é urgente proteger esses território tradicionais – para os povos indígenas e para toda a sociedade.

Conversamos com Karla Alves (Renascer Aldeia) para entender o que é violência obstétrica, e como combater o fenômeno que atinge uma a cada quatro gestantes no Brasil. 

 

Por fim, chamamos Ana Carolina Evangelista (ISER) e Athayde Motta (Abong) para refletir sobre o futuro da democracia brasileira: ela passa por uma crise? Como tornar o Brasil mais democrático? 

Voltados a público amplo, todos os vídeos da série Que bom que você perguntou! podem ser republicados e compartilhados livremente. Basta citar os créditos. Com eles, a Brasil de Direitos tenta contribuir com a construção de uma sociedade mais plural e bem informada.

A primeira temporada da série foi ao ar em 2021. Desde então, foram publicados oito vídeos que discutiram assuntos diversos: de racismo estrutural ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Assista aos demais vídeos aqui!

 

Você vai gostar também:

Imagem ilustrativa

Cis e trans: qual a diferença dos termos?

Glossário

3 min

O que pode ou não pode em uma abordagem policial

Saiba o que pode e o que não pode em uma abordagem policial

Para entender

16 min

Imagem ilustrativa

4 escritoras lésbicas brasileiras que você precisa conhecer

Notícias

3 min