Notícias


Políticas Públicas

Trabalho do instituto Veredas busca aproximar tomadores de decisão do conhecimento científico

Políticas Públicas

Em vídeoaulas, instituto ensina o que são políticas informadas por evidências

Trabalho do instituto Veredas busca aproximar tomadores de decisão do conhecimento científico

Escrito em 04 de Novembro 2022 por
Redação Brasil de Direitos

Como criar soluções efetivas para problemas sociais graves? Esse é um desafio comum a todos os gestores públicos. Uma nova iniciativa , capitaneada pelo Instituo Veredas , tenta ajudar na busca por possíveis soluções.
 
Criado há seis anos, o Veredas se dedica a popularizar o conceito de "políticas informadas por evidências". Evidências, o Instituto explica, são informações produzidas com transparência, de forma sistemática e com qualidade metodológica, que podem informar gestoras e gestores públicos para tomar as melhores decisões diante de um problema. "Para tomar uma decisão, qualquer político precisa estar bem informado. Precisa buscar dados que apontem o que ele está arriscando ao tomar uma decisão, ou que o ajudem a entender um problema" disse Laura Boeira, diretora executiva do Veredas à Brasil de Direitos em 2021.

>>Para entender: o que são políticas informadas por evidências
 
Para ensinar o "caminho das pedras" das políticas informadas por evidências, a organização colocou no ar quatro vídeo-aulas que ajudam gestores públicos, pesquisadores e interessados no geral a darem os primeiros passos nesse campo.

O objetivo do trabalho, conta a organização, é contribuir para qualificar os processos de tomada de decisão, e aproximar a gestão pública do conhecimento gerado em universidades e centros de pesquisa.
"As decisões de um gestor ou gestora devem levar em consideração diversos fatores, como prioridades , orçamento, fatores sócio-demográficos, pressão de grupos de interesse, entre outros", conta Davi Romão, diretor executivo suplente do Veredas, em um dos vídeos. "Nosso objetivo é informar a gestão pública, para que elas possa usar as evidências e todos esses outros fatores para tomar a melhor decisão para enfrentar um problema social".

>>Precisamos de dados transparentes para fazer política pública, diz pesquisadora
 
A produção foi um dos resultados do curso Evidências para Equidade, realizado pelo Instituto Veredas em parceria com a Coalizão Brasileira pelas Evidências e a Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS), encerrado no final de setembro. Os vídeos são os primeiros sobre o tema a contar com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas e audiodescrição. Todas as aulas estão disponíveis no canal de Youtube do Veredas. 

0 comentários

0 comentários

Você também vai gostar

Políticas Públicas
Maura Cristina da Silva

Despejo Zero: o direito à moradia precisa ser respeitado

Opinião


Políticas Públicas
Rafael Ciscati

Mapa evidencia distância entre negros e brancos em Belo Horizonte

Notícias


Políticas Públicas
Instituto Veredas

Como garantir futuro para os jovens no Brasil

Notícias