No STF, a favela perdeu
Fim do julgamento da ADPF das favelas frustra ativistas, que cobram medidas para reduzir a letalidade policial. Ainda nessa edição, como o TikTok fomenta a misoginia entre adolescentes

Rafael Ciscati
6 min

Navegue por tópicos
Olá!
Essa é mais uma edição da Vimos por aí, a newsletter de curadoria da plataforma Brasil de Direitos. Semana sim, semana não, nossa equipe seleciona notícias sobre direitos humanos publicadas em outros veículos e que podem ser úteis para você. Para receber esse conteúdo no seu email, assine! É de graça, e assinantes recebem o boletim antes dos demais 😉
Assine a newsletter
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na quinta-feira (03), o julgamento de uma ação que cobrava medidas para combater a violência da polícia nas favelas fluminenses, a ADPF 635. O resultado do julgamento era aguardado há mais de cinco anos. Sua conclusão frustrou ativistas que atuam em territórios de favela. Várias demandas apresentadas pela sociedade civil não foram atendidas e, na avaliação de defensores e defensoras de direitos humanos, o plano traçado pelo Supremo é insuficiente para proteger vidas.
Para lembrar: a Arguição de Descumprimenro de Preceito Fundamental (ADPF) 635, popularmente conhecida como ADPF das Favelas, chegou ao Supremo em 2019, fruto de uma articulação entre organizações da sociedade civil.
Pedia que o poder público adotasse uma série de medidas para conter a violência da polícia em territórios de favela do Rio de Janeiro. Entre as demandas, que as mortes de civis ocorridas durante operações policiais fossem investigadas por órgãos independentes, sem vínculos com as forças de segurança; que o uso de helicópteros durante operações policiais fosse limitado ao mínimo necessário; e a instalação de câmeras nas viaturas e nas fardas dos soldados.
Você vai gostar também:

Cis e trans: qual a diferença dos termos?
3 min

Saiba o que pode e o que não pode em uma abordagem policial
16 min

4 escritoras lésbicas brasileiras que você precisa conhecer
3 min
Entrevista
Ver mais
Com mulheres negras em minoria, sistema de Justiça é antidemocrático, diz promotora
10 min

População negra não aparece nas políticas de saúde, diz ativista
11 min
Glossário
Ver mais
O que é agênero? Entenda a identidade de gênero e sua bandeira
3 min

O que é interseccionalidade?
8 min