Garantia do Estado de Direito
Trabalho do instituto Veredas, da Fundação Arymax e B3 Social, discute caminhos para a inclusão produtiva

Garantia do Estado de Direito
Organizações apresentam estudo para enfrentar os efeitos da pandemia no mundo
Trabalho do instituto Veredas, da Fundação Arymax e B3 Social, discute caminhos para a inclusão produtiva
>>Documentos discutem como cidades podem criar políticas penais melhores
De acordo com Vivianne Naigeborin, superintendente da Arymax, o estudo ajuda a caracterizar as repercussões da crise atual junto à população mais vulnerabilizada. Segundo ela, o novo estudo ressalta a importância de entender os desafios específicos vividos por cada um dos grupos populacionais mais duramente atingidos pela perda da renda. “Apontamos os desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores urbanos, produtores rurais e empregados formais e informais ao mesmo tempo em que analisamos a eficácia das respostas oferecidas por governos e sociedade civil”, disse.
>>Adolescentes em conflito com a lei: o que o poder público pode fazer

Mesmo diante de todos os problemas que se evidenciaram neste período, o Brasil segue sem um plano oficial de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de Covid-19. De acordo com Vahíd Vahdat, diretor de Projetos e Articulação Institucional do Veredas, o estudo faz duas grandes contribuições para as gestões públicas. Primeiro, ele ajuda a entender melhor o desafio a ser enfrentado. “A publicação analisa os novos obstáculos existentes e aponta as tendências para o futuro. Com um melhor entendimento do problema, as gestões podem ser mais efetivas”.
Caminhos e ações diretas para o pós-pandemia
- Combinar assistência social e inclusão produtiva - promovendo novas estratégias no campo da assistência social, a capacitação e a inserção no mercado de trabalho de cuidadores e agentes comunitários de saúde, fomentando o ensino de técnicas de acesso e uso da internet, dentre outras;
- Facilitar a inclusão de pessoas em posições de entrada no mercado de trabalho - com a realocação da força de trabalho, programas de formação e estágio para jovens na Educação Básica e a redução dos custos de contratação.
- Apoiar empreendedores urbanos na sua adaptação ao novo contexto - fortalecendo os empreendedores, criando programas que ampliem a produtividade dos negócios e que aproveitem as oportunidades com a digitalização, e melhorando o ambiente para o seu desenvolvimento.
- Promover economias locais resilientes nas áreas rurais - promovendo estratégias que ampliem o uso de técnicas amigáveis com o meio ambiente e de altos rendimentos, aprimorando estratégias de acesso a mercados e aproveitando as possibilidades criadas com a digitalização para atender por exemplo produtores isolados..
Conheça todas as publicações do Veredas
Foto de topo: Freepik
Você também vai gostar
Garantia do Estado de Direito
Fabio Leon
Débora Silva, das Mães de Maio: “Ser pobre não é crime”
Entrevista