Podcast Nossos Saberes: projeto com agricultores recupera a caatinga
A caatinga é a região semiárida mais populosa do mundo, e uma das mais ameaçadas. Um projeto mostra como é possível recuperar e preservar o bioma

Redação Brasil de Direitos
2 min

Navegue por tópicos
A Caatinga é a região semiárida mais populosa do mundo. É também um dos biomas brasileiros mais ricos em biodiverisade. Apesar disso, o ecossistema aparece entre os mais ameaçados do planeta.
Para falar sobre a região, o quarto episódio do podcast Nossos Saberes apresenta experiências de agricultores e agricultoras que têm mostrado como é possível uma vida plena em convivência com o semiárido por meio do Recaatingamento, um projeto pensado e desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que trabalha com famílias e comunidades pela implementação de práticas de recuperação e conservação do bioma.
São práticas que respeitam a biodiversidade e os ciclos próprios da Caatinga. Para falar sobre o assunto, o Nossos Saberes conversou com Marli Alves, agricultora e moradora da comunidade Pedrinhas I, em Remanso (BA), e José Moacir dos Santos, coordenador geral do IRPAA.
>>Ouça os episódios anteriores
O Nossos Saberes é parte do projeto Novos Paradigmas: para um outro mundo possível, uma iniciativa da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e do Iser Assessoria, em parceria com o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).
Toda semana, aqui na Brasil de Direitos, você vai escutar a história de pessoas e iniciativas que pensam novas maneiras de criar uma sociedade mais justa.
Você vai gostar também:

Cis e trans: qual a diferença dos termos?
3 min

Saiba o que pode e o que não pode em uma abordagem policial
16 min

4 escritoras lésbicas brasileiras que você precisa conhecer
3 min
Entrevista
Ver mais
Com mulheres negras em minoria, sistema de Justiça é antidemocrático, diz promotora
10 min

População negra não aparece nas políticas de saúde, diz ativista
11 min
Glossário
Ver mais
O que é agênero? Entenda a identidade de gênero e sua bandeira
3 min

O que é interseccionalidade?
8 min