Mobilização e articulação
Criada por uma comunidade de Salvador, moeda circula somente no comércio da região e ajuda a desenvolver empreendedores locais

Mobilização e articulação
Podcast Nossos Saberes: Umoja, uma moeda solidária
Criada por uma comunidade de Salvador, moeda circula somente no comércio da região e ajuda a desenvolver empreendedores locais
A Umoja é o assunto do primeiro episódio do podcast Nossos Saberes. O programa é parte do projeto Novos Paradigmas: para um outro mundo possível, uma iniciativa da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e do Iser Assessoria, em parceria com o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).
Toda semana, aqui na Brasil de Direitos, você vai escutar a história de pessoas e iniciativas que pensam novas maneiras de criar uma sociedade mais justa.
Hoje, há mais de 100 bancos comunitários operando no Brasil. Essa é uma alternativa que cresce na contramão de uma economia dominada pelos bancos convecionais, que praticam juros abusivos. Com os bancos comunitários, muda-se a lógica e diminui-se o endividamento das pessoas. O dinheiro volta para a comunidade e quem lucra é a própria comunidade.
Para contar essa experiência, o primeiro episódio do Nossos Saberes fala com Simaia Barreto, coordenadora do Centro Público de Economia Solidária de Lauro de Freitas na Bahia (BA), e Débora Rodrigues, do Fórum Baiano de Economia Solidária.
Você também vai gostar
Mobilização e articulação
Ao completar dois anos de atuação, Brasil de Direitos destaca "vozes ativistas"
Notícias
Mobilização e articulação
Rafael Ciscati
Como dialogar com o legislativo: organizações dão dicas de incidência política
Notícias