Garantia do Estado de Direito

Que bom que você perguntou! recorre a ativistas e pesquisadores para entender o que são quilombos e o que significa desmilitarização. Vídeos podem ser republicados livremente.

Série de vídeos explica conceitos relacionados à luta por direitos

Garantia do Estado de Direito

Série de vídeos explica conceitos relacionados à luta por direitos

Que bom que você perguntou! recorre a ativistas e pesquisadores para entender o que são quilombos e o que significa desmilitarização. Vídeos podem ser republicados livremente.

Escrito em 12 de Dezembro 2022 por
Rafael Ciscati

Você sabe o que são quilombos? Já parou para pensar em como surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente? Ou no significado de “desmilitarização”? Na Semana dos Direitos Humanos, a plataforma Brasil de Direitos lança a segunda temporada da série Que Bom que Você Perguntou! São quatro vídeos que, com a ajuda de pesquisadores e ativistas, explicam conceitos e fenômenos relacionados à luta por direitos no Brasil. 

Os vídeos são um desdobramento do trabalho já feito pela plataforma Brasil de Direitos, um site de notícias e debates sobre direitos humanos. O site foi criado há 3 anos por iniciativa do Fundo Brasil, uma fundação privada que apoia projetos de defesa de direitos por todo o país. 

A série Que Bom que Você Perguntou! foi pensada como um glossário destinado a facilitar conversas sobre temas complexos. A primeira temporada foi ao ar em 2021. Nessa segunda leva de vídeos, a produção explora quatro novos verbetes. Todos vão ao ar no dia 14 de dezembro, no canal de Youtube do Fundo Brasil.

Um dos vídeos reconta a história do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promulgada em 1990, essa lei determina que é responsabilidade de todos — família, Estado e sociedade — proteger os direitos dessa população. “O ECA traz uma nova concepção de infância para o Brasil”, explica a advogada Marina Araújo, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE).



A coordenadora jurídica da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), ensina o que são quilombos — e como funciona o processo de titulação desses territórios tradicionais. 


Já o sociólogo Adriano Araújo, do Fórum Grita Baixada, desata os nós do conceito de desmilitarização das polícias. Hoje, as forças policiais brasileiras — civis e militares — estão entre as que mais matam e mais morrem em todo o mundo. No vídeo, Araújo conta por que é urgente repensar nossas políticas de segurança pública.


Por fim, Graciela Hopstein ajuda a entender o que é a “sociedade civil organizada”. Graciela é diretora-executiva da Rede Comuá, um grupo de fundações privadas que atuam para promover a filantropia de justiça social. Ela conta como muitos dos direitos que, hoje, consideramos assegurados, foram fruto da atuação de grupos e coletivos que trabalharam por mudanças sociais. Seus esforços garantiram o voto feminino e a criminalização do racismo, por exemplo. 


Voltados a público amplo, todos os vídeos da série Que bom que você perguntou! podem ser republicados e compartilhados livremente. Basta citar os créditos. Com eles, a Brasil de Direitos tenta contribuir com a construção de uma sociedade mais plural e bem informada.

Sobre a Brasil de Direitos

A Brasil de Direitos é uma plataforma online de discussão sobre direitos humanos. Surgiu em 2019, por iniciativa do Fundo Brasil. Desde então, é construído em colaboração com grupos e coletivos que atuam nas mais variadas pautas. E que publicam, na plataforma, notícias, reportagens e artigos de opinião. A intenção é oferecer informação de qualidade para ajudar a qualificar o debate público. 

 

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos. A fundação impulsiona as atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país. Faz isso por meio de um modelo de apoio a projetos que estimula o investimento social e desenvolve a filantropia nacional voltada para a justiça social.

 

0 comentários

0 comentários

Você também vai gostar

Garantia do Estado de Direito

Como as Mães de Maio trabalham para construir um novo mundo

História


Garantia do Estado de Direito
Rafael Ciscati

O sistema de justiça protege policiais que matam, diz pesquisadora

Entrevista


Garantia do Estado de Direito
Rafael Ciscati

O filho de Medina foi morto pela polícia. Ela levou o policial ao tribunal

História